sexta-feira, 2 de maio de 2008


Lição 02 (As Relações entre os Textos)



Canção do exílio
Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza.

Os poetas da minha terra são pretos que vivem em torres de ametista,

os sargentos do exército são monistas, cubistas,

os filósofos são polacos vendendo a prestações.

A gente não pode dormir

com os oradores e os pernilongos.

Os sururus em família têm por testemunha a Gioconda.

Eu morro sufocado

em terra estrangeira.

Nossas flores são mais bonitas

nossas frutas mais gostosas

mas custam cem mil réis a dúzia.
Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade

e ouvir um sabiá con certidão de idade!


Mendes, Murilo. Poemas. In:- Poesias (1925-1955). Rio de Janeiro. J. Olympio.1959p.5


Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.


Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.


Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Dias, Golçalves. Gonçalves Dias: poesia. Por Manuel Bandeira. Rio de Janeiro. Agir.1975.p.11-2 ( Nossos Clássicos.18)


AS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS.

Os textos científicos têm suas citações especificadas, porém a respeito de textos lietrários, mitológicos, históricos são necessários, muitas vezes, para compreensão global de um texto. A essa citação de um texto por outro , a esse diálogo entre os textos dá-se o nome de intertextualidade.
Um texto cita outro com, basicamente, duas finalidades distintas:
- Para reafirmar alguns dos sentidos dos textos citados.
- Para inverter, contestar e deformar alguns dos sentidos do texto citado, para polemizar com ele.


Lemos duas canções do exílio diferentes. A de Golçalves Dias enaltece a pátria, considera-a superior a terra do exílio. Murilo critica com fervor o Brasil e julga-se exilado em sua própria terra, por não compratilhar dos valores que ela possui.


Para saber mais

Golçalves Dias:


Murilo Mendes


Estudos sobre a Canção do Exilio ( Blog muito interessante)


Nenhum comentário: